Muita das vezes ignorado e desvalorizado, o Whitespace “espaço em branco” além de ser visualmente amigável é um princípio de um bom design. Já ouvi várias vezes a frase “tem muito espaço nesse design, vamos preencher um pouco mais aqui e ali”, um erro comum praticado até mesmo por profissionais da área.
O espaço em branco deixa o conteúdo legível, sugere uma pausa, torna o design emocional, direciona o foco para elementos importantes na peça, cria sensação de elegância e sofisticação, impacta sua percepção.
Devemos considerar o espaço em branco como elemento chave no design para que o usuário se beneficie dessa abordagem e que o projeto tenha sucesso.
O Google é um dos melhores defensores do Whitespace. Eles sabem que as pessoas querem uma maneira simples de buscar informações. Para tornar isso atraente, eles limparam a bagunça da página e se concentraram na ação primária, a barra de pesquisa.
Não caia na tentação da poluição visual pensando em chamar a atenção. Menos é mais.
Precisando criar ou reforçar a identidade visual da sua marca? Entre em contato!